quarta-feira, 18 de março de 2015

A Santa Hipocrisia



A hipocrisia é como uma divindade que tem muitos devotos cativos que a veneram tanto em discussões acaloradas como em silêncio latente. A cena de Fernanda Montenegro e Nathália Thimberg se beijando no horário nobre da TV é prova disso. Bastou duas idosas protagonizarem um beijo lésbico para que levantassem os mais fervorosos fiéis da venerável Santa Hipocrisia.

Velhos não podem beijar na boca, ainda mais se for beijo de língua! Ora, desde quando idosos podem viver sua sexualidade? Em todas as mídias, tanto a publicidade como a dramaturgia, sempre mostrou que sexualidade é coisa exclusiva de jovem. Velhos são apenas avós na cadeira de balanço, lendo um livro e à espera da morte. Não podem ter desejos, não podem ter tesão, não podem e pronto!

Se for duas senhoras, então, muito pior! Imagina aquela avozinha fofa da cadeira de balanço tendo um relacionamento com outra avozinha de outra cadeira de balanço! E ainda se darem ao direito de beijar na boca, de viver um relacionamento condenado pelos púlpitos como coisa de Satã, como aberração da besta 666! Não podem e pronto!

Mas e o beijo escandaloso do comendador na mulher traída da novela anterior, pode? E a “boa” da Antarctica, que aparece seminua como um objeto em propagandas que passam durante o dia na telinha, pode? As paniquetes de fio dental se esfregando como carne em açougue, em pleno horário nobre, podem? E o Big Brother Brasil, em que os jovens e sarados transam embaixo da coberta, pode? Podem também os zumbis dilacerando gente do The Walking Dead? Os filmes de Hollywood em que armas, tiros e muita violência são a base do roteiro? Rafinha Bastos e Alexandre Frota defendendo o estupro, estão liberados também? E os pastores pedindo dinheiro em programas cada vez mais frequentes na TV, praticando charlatanismo (que é crime!), podem?

A Santa Hipocrisia opera um milagre poderoso em seus fiéis: a moral seletiva. Não podem duas velhas, não podem dois homens, mas o restante “é assim mesmo”, passa despercebido, sem nenhuma dor na consciência. Se você questiona, eles invocam os céus: “Está no livro sagrado que homem com homem e mulher com mulher não pode!” Aí você argumenta que no mesmo livro está escrito que mulher pode ser escrava do homem, assim como pode ser apedrejada após um estupro, mas eles desconversam. Negam-se à lógica ou ao senso crítico, tal qual se fazia na Inquisição.

A Idade Média ainda vive pulsante em vários nichos da sociedade. E a Santa Hipocrisia segue mais poderosa que qualquer seita, qualquer crença, qualquer divindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário