quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Globo toma um fora de Porchat



Fabio Porchat, o talento do Porta dos Fundos, acaba de recusar um convite da Globo para comandar o programa de Fátima Bernardes durante as férias da titular (clique aqui para ver notícia do IG.) Ele alegou falta de disponibilidade, mas os motivos são muito maiores que este.

Na verdade, eis um exemplo contundente do novo modelo de comunicação de massa que se desenha. 

Ao recusar trabalhar comandando um programa global, Fabio Porchat está mostrando saber que o futuro não está no velho modus operandi de tantos impérios decadentes de comunicação, entre os quais a Globo, onde as novelas são todas iguais (e cada vez piores), o Jornal Nacional sempre pende para o mesmo lado e todo Natal tem o mesmo Roberto Carlos com as mesmas canções, começando entoando "quando eu estou aqui" e terminando com "Jesus Cristo". 

O futuro está em outras conexões e ancorado em outra vocação comunicativa, onde não existe emissor onipotente e receptor passivo-idiota. Está na interatividade e na liberdade de criar, de que desfruta, por exemplo, o Porta dos Fundos, e em que "delicados" aos puritanos não são censurados e substituídos pelos estereótipos do status quo

Esse contexto, aliás, não é mais futuro, já é presente e realidade irreversível. 

Antes da internet e das mídias sociais, o Porta dos Fundos seria um Casseta e Planeta, que precisava se submeter às imposições de um canal de TV para existir. Mas, hoje, a mesma Globo que enquadrou os cassetas e os jogou fora quando não mais serviam aos seus interesses levam um retumbante NÃO de Porchat. E levarão muitos outros, pois na era digital o monopólio da criação não existe e se gera receita com criatividade livre.

Porchat tem mais o que fazer do que dar atenção à Globo. Ele olha para frente.

5 comentários:

  1. Adorei seu blog! Adorei a matéria! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!!! É uma honra vê-la por aqui. Acompanhe sempre!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Exemplo da Band que soltou as rédeas e conquistou muito mais pontos na audiência...parabéns pelo blog Marcos

    ResponderExcluir
  4. E que venham outros "Fábios Porchat", obrigada Marcos!

    ResponderExcluir