quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Por trás da avacalhação


O Ceará deve ser o primeiro Estado beneficiado com o programa Mais Médicos, onde foram abertas 834 vagas atendendo a pedidos de 150 das 184 cidades cearenses para o programa federal. As informações são da jornalista Monica Bergamo e os números são interessantes.

Apenas 106 médicos brasileiros se interessaram pelas vagas abertas no Estado, restando 728 vazias. Ou seja, se se contasse apenas com os profissionais brasileiros, 87% da demanda da saúde pública cearense ficaria descoberta, sem atendimento à população. É para parte dessa enorme lacuna que vão os médicos estrangeiros.

Engraçado é que foi no Ceará que as patricinhas e mauricinhos de branco, brasileiros, vaiaram e achincalharam os profissionais cubanos, num vergonhoso corredor polonês formado no aeroporto de Fortaleza, em que se gritaram palavras ofensivas como "escravos". 

A verdade, porém, é que em condição de escravidão estaria a população que necessita de médicos, se dependesse apenas dos brazucas xenófobos, classistas e mal educados.

Um comentário: